Montagem CEC.  Testemunhe e sirva a Cristo em justiça e aceitação

Montagem CEC. Testemunhe e sirva a Cristo em justiça e aceitação

O pão doce partilhado, segundo a tradição ortodoxa, no final do serviço de encerramento da Assembleia. Foto CEC/A. Hilert.

Roma (NEV), 7 de junho de 2018 – “Reunimo-nos num período de incerteza para a Europa em que muitos experimentam uma diminuição da sua dignidade, exploração, pobreza e abuso de poder”. Esta é uma das afirmações iniciais da mensagem final da Assembleia Geral da Conferência das Igrejas Europeias (KEK), realizada em Novi Sad (Sérvia) de 31 de maio a 5 de junho de 2018.

O documento, elaborado por uma comissão de assembléia que também incluiu a pastora valdense Letizia Tomassone, foi aprovado no último dia de trabalho e abordou os três grandes temas do encontro: hospitalidade, justiça e testemunho. Um apelo às igrejas membros da CEC “para moldar uma Europa na qual seja possível construir pontes para o bem de todos no nosso continente e no mundo”.

Abaixo estão alguns dos compromissos assumidos no documento, que pode ser lido aqui na íntegra em inglês.

Uma das “Fotos de Família” dos participantes da Assembleia; foto KEK/A. Hilert.

“Temos o compromisso de ser testemunhas de Cristo proclamando ao mundo seu amor e graça salvadores; em ser comunidades inclusivas, que promovem a plena realização do homem e da mulher e defendem a dignidade humana de cada pessoa; em ser uma comunidade intergeracional que valoriza a voz dos jovens, que são o nosso presente e não apenas o nosso futuro”.

“Nos estamos comprometidos em servir a Cristo na busca e prática da justiçaatravés da reconciliação e resolução pacífica de conflitos; em apoiar, reconhecer e ouvir aqueles em nossas igrejas, sociedades e em nosso mundo que se sentem marginalizados e sem voz; na salvaguarda da criação de Deus e no trabalho pela justiça climática e ecológica”.

“Nos estamos comprometidos em servir a Cristo em mútua hospitalidade, dado e recebido, oferecendo um acolhimento generoso aos refugiados e estrangeiros de todas as fés ou credos; em fazer ouvir nossas vozes para superar a divisão, exclusão e marginalização e promover os direitos humanos e a justiça econômica para todos; em reconhecer a hospitalidade oferecida a nós por Deus em sua criação e em trabalhar juntos pela integridade da criação”.

admin

admin

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Morte na solidão.  E a nova vida que nos espera

Morte na solidão. E a nova vida que nos espera

O Cristo Amarelo, de Paul Gauguin (1889) Roma (NEV), 7 de abril de 2020 – Na última conferência de imprensa do primeiro-ministro Giuseppe Conte, ontem à noite, ao vivo, o primeiro-ministro, depois de anunciar a dotação de 400 bilhões para as empresas, mencionou repetidamente a Páscoa "como uma celebração religiosa, mas também um secular". Pedimos ao pároco Luca Barattoeditor da coluna Evangelical Worship e secretário executivo da Federação das Igrejas Evangélicas da Itália (FCEI), um parecer e uma visão sobre o significado das festividades nos próximos dias. Você também acha que é uma festa que envolve todos os cidadãos, independente de religião? Por que? “A Páscoa é um feriado claramente religioso. Há a Páscoa, a pesach, que se celebra de amanhã, quarta-feira, 8 de abril, a 16 de abril, e está ligada à narrativa da libertação do povo judeu. Depois há a cristã, ligada à morte e ressurreição de Jesus, que se celebra no Ocidente a 12 de abril e no Oriente a 19 de abril. A mensagem pascal é a primeira mensagem cristã, é o elemento fundamental do cristianismo. É possível que esta narração tenha elementos significativos mesmo para quem não acredita ou acredita no contrário, mas não se pode dizer que se trate de uma celebração secular. “A Páscoa – continuou o primeiro-ministro – significa, como bem sabem os cristãos, a passagem, e também a redenção, da escravidão no Egito”. Qual é o significado da Páscoa, teologicamente falando? A Páscoa cristã tem como centro a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Uma história intimamente ligada à judaica. Há dois momentos: a morte, ou seja, a destruição, a cruz, por um lado, e a vida, precisamente a Páscoa, a vida que ressuscita. A mensagem é esta, portanto, uma mensagem de vida que passa pela morte de Jesus.A passagem à vida pela morte é o cerne do sentido da Páscoa cristã.Conte novamente, ontem à noite: "Na consciência, que uma passagem do pecado para a redenção, através do sacrifício de Cristo". O que o sacrifício de Jesus representa para os protestantes? Na Bíblia a morte de Jesus tem um espaço muito grande, porque foi a coisa mais difícil de explicar. É difícil explicar que o Messias é um "perdedor", como "o Justo" pode ser derrotado. A imagem do sacrifício se impôs, no mundo cristão, a respeito disso, para o qual a morte de Cristo é uma espécie de oferenda a Deus, que perdoa. Uma interpretação que considero rígida, que não faz jus à diversidade de linguagens que a Bíblia nos oferece: vão desde a linguagem da redenção, da libertação do escravo, até a morte do profeta que permanece fiel. Existem várias imagens que devem ser consideradas. Na teologia protestante, a imagem da cruz é fundamental porque nela, como disse Martinho Luteroisto mostra espécies subcontrárias, isto é, segundo uma modalidade que não é sua, a de ser julgado pelo mundo. Jesus que morre como um criminoso, que está entre os criminosos, como quem errou na vida, que não tem poder. E aqui Deus se mostra de maneira inesperada, segundo a teologia protestante, em contraste com a teologia da glória, a teologia da cruz. A ressurreição é na verdade uma inversão da história, porque se na crucificação o mundo julga Jesus, na ressurreição é Deus quem julga o mundo. Traz à vida o mundo inteiro e todas as palavras que Jesus incorporou. A ressurreição não é um final feliz, é o julgamento de Deus sobre o mundo, que julgou e condenou Jesus.De perdedor para o mundo, Jesus se torna o justo, e então até a palavra 'perdedor' ganha um novo significado. Reflitamos sobre quem muitas vezes é classificado assim, sobre quem são os 'perdedores': por que Jesus morre como os excluídos e nos pede para olhar para eles como Deus os olha.O que deseja, que mensagem gostaria de deixar aos crentes - e também aos ateus - face ao próximo feriado da Páscoa, a passar em casa, na sequência das restrições impostas para conter a propagação do Covid19? Não sou religioso, mas sou um pregador que lida com o texto bíblico. Na narração bíblica da morte e ressurreição de Jesus há alguns elementos de atualidade dramática: a morte na solidão, uma das coisas mais trágicas que vivemos nestes dias. Talvez a Páscoa nos traga essa reflexão, é uma forma de estar perto, de de alguma forma fazer o luto pelas pessoas que se foram. Jesus foi sozinho, mas não estava sozinho. Finalmente, a Páscoa é o dia em que a vida se afirma. Em dois sentidos. A primeira é que a fé cristã nos diz que sempre há algo novo para esperar. A segunda é que a vitória da vida, enfim, não é um simples retorno à vida, mas fazê-lo de forma consciente. Assim também nós, quando, esperemos que em breve, voltemos à nossa vida "normal", o mais normal possível, teremos talvez de procurar uma vida melhor, mais equitativa, na qual as injustiças, talvez até as razões daquilo que estamos a viver, sejam enfrentou". As duas guias a seguir alteram o conteúdo abaixo. ...

Ler artigo
Encerramento do Sínodo das Igrejas Metodista e Valdense

Encerramento do Sínodo das Igrejas Metodista e Valdense

Torre Pellice (TO), 25 de agosto - O Sínodo das igrejas Valdenses e Metodistas fechará suas portas amanhã, sexta-feira, 26 de agosto, com o habitual culto de encerramento, marcado para as 17h30. O conteúdo do debate vai desde compromissos sociais e de saúde até cultura e hospitalidade humanitária. O foco de hoje foram os temas de trabalho e relações ecumênicas e internacionais, especialmente em vista da 11ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) agendada para Karlsruhe, Alemanha, de 31 de agosto a 8 de setembro. Forte é o compromisso no terceiro setor e na cooperação internacional graças aos fundos Otto por mil das igrejas metodistas e valdenses. A confiança no Otto per mille Valdensian está crescendo: as assinaturas dos contribuintes estão de fato aumentando, o que levou ao financiamento 1557 projetos na Itália e no mundo, com um aumento de 34% em relação ao ano passado. Eles eram foram atribuídos cerca de 45 milhões de euros, graças às 570.000 assinaturas dos contribuintes que escolheram alocar os oito por mil para os valdenses. Com os recursos alocados, a Igreja Valdense (União das Igrejas Valdense e Metodista) financia projetos sustentáveis ​​e transparente, criado por centenas de associações de diferentes orientações culturais e religiosas, cujos resultados podem ser avaliados e verificados por qualquer pessoa. Anualmente é publicado um relatório dos recursos recebidos e dos projetos financiados. Também estão marcadas para amanhã, sexta-feira, 26 de agosto, as eleições dos 7 membros do Conselho Valdense - o órgão executivo máximo das igrejas metodista e valdense composto por 7 membros eleitos pelo Sínodo ano a ano, incluindo o Moderador - e dos principais metodistas. Por volta das 16h00 está agendado o discurso de encerramento do Moderador eleito, seguido da conferência de imprensa de encerramento. Os colegas jornalistas estão convidados a participar presencialmente, em Torre Pellice (TO), ou ao vivo nos canais protestantes e em especial na página do Nev no Facebook e no rbe.it. Mais informações também em: www.rbe.it – www.riforma.it – www.chiesavaldese.org ...

Ler artigo
No Sínodo o encontro dos “ex-jovens” da FGEI

No Sínodo o encontro dos “ex-jovens” da FGEI

Torre Pellice (TO), 25 de agosto de 2022 – “Tínhamos 20 anos nos anos 80, 30 anos nos anos 90. Todas e todos diferentes *mas com algo que nos unia e ainda nos une: a busca da fé, capaz de incluir a todos*, vivida no protestantismo histórico e a busca da justiça global. Os resultados depois de tantos anos parecem poucos, mas a caminhada nos tornou testemunhas de esperança”. A pastora valdense de Milão escreveu em um post no Facebook Daniela DiCarloteólogo, comentando a foto com um grupo de "ex-jovens" pertencentes à Federação Juvenil Evangélica da Itália, que se reuniram nestes dias por ocasião da Assembleia do Sínodo em Torre Pellice. “Depois de tantos anos foi possível graças à Assembleia-Sínodo que pudemos encontrar pessoas que foram muito ativas e militantes na FGEI a partir dos anos 1970, portanto várias gerações que se reuniram. Foi muito emocionante, tinha gente que eu não via há quarenta anos, porque nos perdemos de vista ou porque estamos distantes geograficamente. E foi bom não só relembrar todo o caminho percorrido juntos, mas também descobrir que esse vínculo ainda nos mantém unidos, nos motiva a ser atuantes nas igrejas, cada um à sua maneira. Cada um faz coisas diferentes, tem quem está nos conselhos das igrejas, nos consistórios, tem quem fica responsável por abrir e fechar as dependências, mas continuamos todos muito ativos nas igrejas”. Era também um espaço muito político…” Certamente, e afinal o slogan “Outro mundo é possível” foi o que nos manteve unidos mesmo estando dispersos. Mas essa esperança ainda existe." Pastora Daniela Di Carlo A FGEI é uma federação formada por jovens de toda a Itália. De fato, o nome vem da "Federação da Juventude Evangélica na Itália" e tem como objetivo reunir jovens e moças que reconhecem em sua vocação o testemunho de fé em Jesus Cristo. ...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.