na terra como no céu!

na terra como no céu!

“Cidade Santa com Herald” por Brian Whelan – Creative Commons

Roma (NEV), 25 de dezembro de 2022 – Publicamos o sermão do professor Henrique Benedito foi ao ar no episódio de Natal de culto evangélico, a transmissão da RADIO1 RAI produzida pela Federação das Igrejas Protestantes da Itália (FCEI). A tradução do texto bíblico é de responsabilidade do pregador.


Feliz Natal! Feliz Natal, porque o Natal é bom. Não somos nós que somos bons; é a bondade de Deus, é a bondade do Criador que investe as criaturas, 2022 anos atrás como esta manhã.

Porque o anjo do Senhor passou por seu país, sua cidade, sua metrópole esta noite. Passou na sua vida, tanto na das pessoas que você ama quanto na das pessoas que você não gosta, hostil. Ele passou por cima de seus medos, seus arrependimentos, suas frustrações; como transmitiu suas alegrias, seus entusiasmos e suas aspirações.

Ele não é um anjo de berço, não desce pela chaminé como o Papai Noel; nem sequer é o anjo exterminador do apocalipse: é um anjo que percorre o mundo – o mundo conhecido no tempo de Jesus e o descoberto desde então.

É um Anjo sem nome, mas que tem um nome: Jesus, o Salvador. E Jesus não desce das estrelas como um marciano em uma nave espacial, mas pousa na terra como todos nós: desde o ventre de sua mãe. um parto ar livre, na noite; uma semente de esperança, um grito que se tornará um grito na cruz e uma promessa cumprida de ressurreição. O anjo passou mas sua passagem não passa, ele está presente e é o futuro de todos e de todos dois milênios depois. Vamos cantar nossa exultação!

* * * * * *

Domínio público da imagem

Enquanto José e Maria, sua noiva, estavam em Belém para o censo ordenado por César Augusto, chegou a hora de dar à luz a Maria: E ela deu à luz o seu filho primogênito, enrolou-o e colocou-o numa manjedoura, porque não havia lugar na hospedaria. Havia naquela região pastores que pernoitavam nos campos a cuidar dos seus rebanhos. O anjo do Senhor surgiu diante deles, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles. Ficaram apavorados, mas o anjo lhes disse: Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria que está destinada a todo o povo da cidade de Davi: hoje vos nasceu um Salvador, que é o Cristo, o Cavalheiro. E isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido, enfaixado e colocado numa manjedoura. E num instante uma multidão do exército celestial juntou-se ao anjo, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens em quem Deus se agrada.”. (Lucas 2:1-14).

* * * * * *

Um anjo, pastores. Esta é a primeira epifania, não a dos Magos! Epifania, ou seja, manifestação do alto, instantânea. Jesus nasce incógnito, mas permanece assim por alguns momentos. Aqui está outra epifania, na verdade outro anúncio. O anjo anuncia mas não há ninguém anunciado, Maria, como no Evangelho de Lucas no capítulo anterior; e não há sequer aquele anunciado, José, como no Evangelho de Mateus. Há uma multidão indistinta, os pastores, que não têm nome como o anjo não tem nome.

Depois disso ampliação na manjedoura, nossa história de Natal usa a teleobjetiva e aponta para o céu: o que há para ver no céu, no meio da noite? Pouco ou nada! Dá para ver o escuro, talvez até estivesse nublado porque o cometa dos Magos não faz parte da nossa narrativa!. Ou melhor, aqui o cometa é um anjo com um megafone; ele fala para uma massa desqualificada que está ali quase por engano, certamente por acaso e em todo caso por motivos puramente profissionais. Eles teriam preferido ficar aquecidos em suas camas como nós na noite de Natal, mas não há cães pastores na Bíblia, então os pastores fazem o trabalho noturno, trabalho canino!

Nômades por natureza como os Magos por cultura; nômades não por contingência, como Maria e José chamados de volta a Belém por um censo imperial. São eles, os pastores, os primeiros destinatários da boa nova, e também da invocação que, trinta anos depois, Jesus não deixará de repetir: “Não tenha medo“! Sim, porque a boa notícia, boas notícias, então como agora eles são assustadores. Estamos tão equipados para os maus!

E aqui um exército celeste se soma ao anjo, de modo que os leitores, os ouvintes – os radiouvitores que somos hoje – encontram-se suspensos entre duas multidões: a celeste, os anjos, e a terrestre, os pastores. Multidões correlacionadas pelo anúncio salvífico e salutar do nascimento de Jesus. A cena ilustra pela primeira vez a conexão feita pelo próprio Jesus no “Pai Nosso” com a fórmula “tanto no céu como na terra”.

Aqui estão as primeiras testemunhas da glória e da graça de Deus para os homens, diz o nosso Evangelho, os homens em quem Ele se compraz. Seu protótipo são os pastores sonolentos e desavisados ​​abaixo, completos com um rebanho encolhido pelo frio esperando o amanhecer. Mas há um problema, um grande problema: Deus escolheu, escolheu como primeiras testemunhas do cristianismo nascente, pastores que não poderiam testemunhar em nenhum tribunal rabínico.

Na época, os pastores eram considerados a priori portadores de testemunhos falsos e, se não falsos, duvidosos. Sem educação, muitas vezes analfabetos, eles eram acusados ​​pela reputação popular de roubar as ovelhas uns dos outros e, de fato, faziam isso regularmente. Mentirosos profissionais! E depois, com a desculpa das ovelhas, nem foram à missa nem ao culto… desculpepara a sinagoga!

Mas quem são esses pastores abençoados, até agora sem nome? Bem, agora podemos arriscar um nome: estes pastores… são vocês, sou eu, somos nós, somos vocês. Deus não chama os qualificados, ele qualifica os chamados! E começou imediatamente, desde a noite de Natal, a favorecer não as canelas de um santo, não os pastorinhos do presépio, mas os humanos que procuram abrigo e paz numa noite incómoda, esperando muitas vezes sem saber – porque já não sabem esperança – por uma palavra, uma luz, uma voz que os liberte da escravidão de uma escuridão rotina. Eles estão, como nós, ao lado de Maria, José e Jesus.Sim, somos nós, esta manhã, o presépio vivo, chamados a testemunhar porque finalmente dignos da fé, embora indignos; chamados a ser, pela graça de Deus, o que não sabíamos e não esperávamos ser. Feliz Natal!

* * * * * *

Henrique Benedito

Confessamos a fé cristã com as palavras de suas primeiras testemunhas. Com João Batista”Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Com André: “Nós encontramos o messias”. Com Natanael: “Mestre, tu és o filho de Deus, o rei de Israel”. Com os samaritanos, os hereges: “Sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”. Com Pedro: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. Com Marta: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que vem ao mundo”. Com Tomé, o apóstolo da dúvida: “Meu Senhor e meu Deus”. Que suas palavras, confiadas à eternidade, habitem nossos corações e se unam às nossas para anunciar graça, paz e salvação a todos. Porque Jesus, dirá Pedro no Pentecostes, veio para abençoar a humanidade. Recebamos esta benção hoje, amanhã e sempre, desça sobre nós como o orvalho do monte Hermon. Amém

admin

admin

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

20 anos da Carta Ecumênica.  Promover a paz e a justiça

20 anos da Carta Ecumênica. Promover a paz e a justiça

Foto CEC/Nikos Kosmidi Roma (NEV), 12 de abril de 2021 – “As desigualdades sociais e econômicas exigem a transformação de nossas atitudes e estruturas.” lê a declaração ecumênica conjunta emitida hoje. A declaração, assinada pelo pároco Christian Kriegerpresidente da Conferência das Igrejas da Europa (KEK), e pelo cardeal Ângelo Bagnascopresidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), chega por ocasião do 20º aniversário da Carta Ecumênica. A Carta representa um dos pilares do ecumenismo a nível europeu e reúne as igrejas protestante, católica e ortodoxa. “As contínuas ameaças à democracia e ao ambiente natural exigem uma atenção renovada à vida inteira – continua a declaração -. O ressurgimento de conflitos armados e ataques terroristas em algumas partes do continente nos últimos anos exige arrependimento, perdão e justiça”. Igrejas “redefinindo seu ministério em meio à pandemia do COVID-19”. Krieger e Bagnasco escrevem novamente, convidando-nos a rezar "para que todos sejam um". “dqueremos ser instrumentos dessa unidade. E nos comprometemos novamente a fortalecer a comunhão eclesial por meio da oração e da ação comuns. Ao mesmo tempo em que oferecemos nosso serviço ao mundo pela promoção da justiça e da paz”, concluem. O "Carta Ocumênica. Orientações para a crescente cooperação entre as Igrejas na Europa”, foi assinado em 2001 pelos presidentes da CCEE e da CEC. Documento fundamental do ecumenismo, este ano celebra seus primeiros 20 anos. 22 de abril. celebração on-line No âmbito das comemorações deste aniversário, o CCEE e o CEC organizam um momento ecuménico online no dia 22 de abril de 2021, das 19h00 às 20h30 (CEST). No evento, intitulado "Seja alegre na esperança, paciente no sofrimento, perseverante na oração” (inspirado no versículo da Carta aos Romanos 12.12), todas as igrejas e parceiros ecumênicos estão convidados. Para a ocasião, entre outras coisas, será publicado um livrinho ecumênico. Disponível para download gratuito nos sites da CCEE e CEC, estará disponível em inglês, francês, alemão e italiano. A publicação é destinada às igrejas e pode ser utilizada durante todo o ano nas comemorações locais. Para participar do evento é necessário se inscrever no seguinte link: Você pode acompanhar a transmissão ao vivo no YouTube no seguinte link: Aqui está o texto da Declaração Conjunta. Lá Charta Oecumenica. vocêum desafio para as igrejas Por ocasião do 10º aniversário da Carta, o jurista valdense Gianni Longpresidente da Federação das Igrejas Evangélicas da Itália (FCEI) no momento da assinatura, comentou o documento. “A Carta Ecumênica é um documento que encoraja e desafia as igrejas. Em alguns casos, fruto de compromissos entre diferentes posições, a Carta Ecumênica fez com que as três famílias confessionais cristãs do continente reconhecessem coisas muito importantes. O direito à liberdade religiosa dos indivíduos e de outras confissões. O repúdio ao nacionalismo e ao racismo. O reconhecimento de uma relação especial que liga os cristãos aos judeus. A importância do diálogo com o Islã e outras religiões. Embora a sua aplicação tenha sido desigual nas várias nações europeias, é de grande valor o facto de todos os cristãos do continente terem subscrito estas afirmações”. Aqui o texto da Carta Ecumênica em italiano, Inglêsem Francês e em Alemão. ...

Ler artigo
24 de maio Consulta Metodista online

24 de maio Consulta Metodista online

Roma (NEV), 20 de maio de 2020 - Devido à emergência do coronavírus, o Comitê Permanente do Trabalho para as Igrejas Evangélicas Metodistas na Itália (OPCEMI), em abril passado, comunicou a decisão de realizar a habitual Consulta Metodista por meio eletrônico. A Consulta Metodista representa um momento crucial para os Metodistas e acontecerá no domingo, 24 de maio, dia em que se comemora a chamada "conversão" de João Wesley (vá para o CARTÃO). É um importante momento de encontro, reflexão e discussão das várias comunidades metodistas, e de relato da Comissão Permanente sobre o que foi feito durante o corrente ano eclesiástico. Os trabalhos decorrerão a partir da manhã com a análise do relatório da Comissão Permanente e um breve debate. Em seguida, haverá algumas saudações dos representantes institucionais. À tarde, comunicações e, pelas 15h00, culto de “renovação do Pacto”. Os trabalhos da Consulta são reservados a membros de igrejas, conselheiros e efetivos engajados em igrejas metodistas, diretores e membros de comissões, enquanto a consulta é aberta a todos e será possível participar via zoom no seguinte link: ...

Ler artigo
Em 24 passos rumo ao Natal, o calendário do Advento CELI

Em 24 passos rumo ao Natal, o calendário do Advento CELI

Roma (NEV), 2 de dezembro de 2020 - Quatro semanas de preparação para o nascimento do Senhor. A Igreja Evangélica Luterana na Itália (CELI) propõe seu calendário do Advento. “Um período marcado pelo silêncio, mesmo que muitas vezes não seja assim. Este ano, porém, o Advento será verdadeiramente silencioso – lê-se no site luterano -. A alegre antecipação do Natal é ofuscada pelas notícias diárias de um aumento nas infecções por coronavírus, no número de mortes e na preocupação com os entes queridos, próximos e distantes. O Natal não é apenas a alegria do nascimento do Filho de Deus, mas também o calor da festa familiar mais importante do ano. Este ano não só as igrejas vão estar (mais) vazias, como também os locais à volta da árvore de Natal. No entanto, os pastores, pregadores e pregadores da Igreja Evangélica Luterana na Itália gostariam de evocar todos os dias um pouco da luz e da atmosfera do Advento nos corações. Compartilhar um versículo da Bíblia, uma oração, uma história do Advento, uma meditação ou uma memória”. Aqui o link para o calendário do CELI. “Advento – escreve no site do CELI Heiner Bludau, Decano da Igreja Evangélica Luterana na Itália – do latim adventus, que significa chegada. No Advento, nós cristãos somos confrontados com a vinda de Cristo de duas maneiras. Com o nascimento de Cristo, "a Palavra de Deus se fez carne" diz a Bíblia (João 1:14). Isso significa que Deus e seu reino chegaram muito perto de nós. Algo começou cuja conclusão ainda está por vir. Enquanto confessamos e pedimos rezando o Credo e o Pai Nosso, em algum momento o Reino de Deus será concluído, Cristo prometeu que Ele voltará. Este é o segundo aspecto da vinda a que se refere o Advento. O Advento visto como um período de Paixão (Quaresma) não extinguiria nossa alegria. Pelo contrário, poderia levar-nos a experimentar uma alegria ainda mais profunda. […] Um advento vivido como um período de paixão/quaresma não significaria necessariamente um convite a desistir de tudo. Mas o abandono de alguns hábitos quotidianos não poderia criar um espaço livre para nos dedicarmos à Palavra de Deus, ajudando-nos a captar a mensagem do Advento não só com a mente, mas também e plenamente com a alma? Se dermos à Palavra de Deus uma chance de se ativar dentro de nós, ela poderá desencadear uma alegria muito maior do que a que experimentamos por meio de nossas tradições natalinas. Neste sentido, desejo a todos um abençoado Advento”. Muitas ideias, portanto, do mundo protestante, para contar os dias que nos separam do Natal e sobretudo para refletir, neste período pré-feriado. Ontem, 1º de dezembro, falamos sobre outros dois calendários do Advento, o da Igreja Valdense de Turim e o da FGEI. ...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.