A Crucificação Branca de Chagall segundo Emidio Campi

A Crucificação Branca de Chagall segundo Emidio Campi

Marc Chagall, Crucificação Branca (1938), Chicago, Art Institute

Roma (NEV), 25 de março de 2021 – O historiador escreve Emidio Campi: “A Crucificação Branca de Marc Chagall tem características que não se encontram em nenhuma outra das copiosas representações da Paixão. O Cristo moribundo, iluminado por um raio de luz branca, usa um xale de oração judaico e tem a cabeça coberta com um pano branco em vez da habitual coroa de espinhos. Na base da cruz está o candelabro de sete braços, um dos símbolos clássicos do judaísmo. Ao redor do Crucifixo, em vez das figuras habituais dos dois ladrões, soldados e mulheres piedosas, cenas de violência e desespero são retratadas no sentido anti-horário. Entre eles, destacam-se uma aldeia saqueada por soldados do Exército Vermelho, um barco cheio de refugiados, homens em fuga que carregam o rolo da Torá com eles, uma mãe apavorada segurando seu filho contra o peito, enquanto o incêndio na sinagoga lembra a destruição de lugares de adoração perpetrada pelos nazistas. O incomparável poder evocativo da arte de Chagall reside em ser um tributo à tradição judaico-cristã e uma obra atual. A Paixão de Cristo está imersa no presente, deslocada nas tragédias que fizeram da Europa dos anos 1938-1939 uma imensurável encosta do Gólgota. Claro, a crucificação de Jesus é única e irrepetível, um desígnio da graça de Deus, como a ressurreição. Mas por que a comemoração da morte e ressurreição de Cristo às vezes é atemporal e sem lugar para nós? Como podemos ignorar que muitas das tragédias retratadas na Crucificação Branca continuam a se repetir hoje? Esta pouquíssima representação sagrada da Paixão desafia-nos a percorrer os caminhos do Gólgota, em busca de uma renovada compreensão da redenção, que é também redenção da violência e da injustiça, assim como sinal visível da nova humanidade e da nova criação decorrentes do evento da Páscoa”.

Esta reflexão apareceu na edição de abril da Igreja Evangélica de língua italiana Zurich – Waldenser.

artigo anteriorMigrantes e refugiados, (ainda mais) vítimas da pandemia
Próximo artigoHomens que quebram o silêncio sobre os feminicídios. E você?

Agência de Imprensa da Federação das Igrejas Evangélicas da Itália

admin

admin

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

sim ao salário mínimo, não à exploração

sim ao salário mínimo, não à exploração

Ümit Yıldırım, unsplash Torre Pellice (TO), 26 de agosto de 2022 – O Sínodo das Igrejas Metodista e Valdense reunido nestes dias em Torre Pellice, na província de Torino, aprovou esta manhã por ampla maioria uma documento sobre questões trabalhistas. O texto exorta para que não haja "trabalhadores pobres", pede o reconhecimento de um salário mínimo e sublinha os direitos de quem trabalha. Uma postura contra a privatização e as desigualdades econômicas, em nome da proteção do emprego, igualdade tributária, garantias sociais e ambientais, políticas migratórias e igualdade de oportunidades. Um parágrafo também é dedicado à segurança no trabalho e luta contra o trabalho preto e cinza. “O trabalho é, na compreensão da fé evangélica, uma realidade fundamental da existência humana na liberdade e na dignidade – lê-se no documento -. É também um elemento fundamental da participação democrática, conforme reconhecido pela Constituição italiana”. AQUI O TEXTO COMPLETO DO DOCUMENTO: Sinodovaldese22_lavoro Para mais informações sobre o Sínodo: ...

Ler artigo
#SPUC2020.  Oração ecumênica unidade cristã na África

#SPUC2020. Oração ecumênica unidade cristã na África

Foto de Albin Hillert/FLM Roma (NEV), 24 de janeiro de 2020 - Também os cristãos na África se uniram às celebrações ecumênicas e aos momentos de oração por ocasião da anual Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrada em todo o mundo de 18 a 25 de janeiro. Em Nairóbi, líderes religiosos, indivíduos, órgãos ecumênicos e representantes de organizações religiosas oraram juntos na Catedral Anglicana de Todos os Santos em um culto do "Movimento Ecumênico Internacional". Angeline Okola, coordenadora do programa do Conselho Mundial de Igrejas (CEC), da Rede Ecumênica de Defensores da Deficiência de Nairóbi, disse que a bondade é um atributo fundamental da humanidade que supera todas as divisões. “Como parte das atividades desta semana, exortamos o corpo de Cristo a mostrar essa bondade às pessoas com deficiência, ouvindo, conversando e interagindo conosco. Isso fortalecerá nosso sentimento de pertencer ao corpo unido de Cristo”. Innocent Maganya, professor da Tangaza University College em Nairóbi, presidente do Movimento Ecumênico Internacional do Quênia, em um comunicado, pediu às igrejas, como parte de seu testemunho ecumênico, que demonstrem bondade em um mundo que experimenta experiências sociais, políticas, econômicas e espirituais. Sublinhou que o Quénia acolheu "muitos estrangeiros", incluindo refugiados da Somália, Sudão do Sul, Etiópia, Burundi, Ruanda e República Democrática do Congo. O bispo católico romano Alfred Rotich, presidente da Comissão de Ecumenismo na Conferência dos Bispos Católicos do Quênia, enfatizou a compaixão, humildade e amor, proferindo o sermão durante o serviço realizado na Catedral Anglicana. Segundo Rotich, as igrejas e os cristãos têm o mandato de abrir suas portas e receber os outros porque são feitos à imagem de Deus: “Eles saberão que somos cristãos se abrirmos nossas portas”, disse o bispo. ...

Ler artigo
Despatriarcar o nome de Deus

Despatriarcar o nome de Deus

Roma (NEV), 29 de julho de 2021 – A sessão ecumênica de Camaldoli está na metade de seu curso. A Secretaria de Atividades Ecumênicas (SAE) dá a notícia em nota à imprensa. Na noite de terça-feira no claustro da igreja do mosteiro celebrou-se o culto de Santa Cena com a pregação da pastora Ilenya Goss, da Igreja Valdense de Mântua, animada por pastores, pastores e leigos e leigas de várias igrejas reformadas italianas. Estiveram presentes na assembleia os monges da comunidade camaldulense que acolhem a sessão na casa de hóspedes do mosteiro. "A Palavra nos constitui como uma assembléia que escuta", disse Goss em seu sermão sobre a passagem final do Evangelho de Mateus em que Jesus convoca os discípulos antes de se separarem definitivamente, com a promessa "estou sempre com vocês, até o fim do idade "presente". No mandato dado aos discípulos, geralmente definido como missionário e voltado para a conversão, na realidade existe um espírito completamente diferente, disse o pároco. "Jesus diz" vá para discípulo”: viver a vida de discípulo e chamar os outros a viver como discípulos, a entrar em relação com o Mestre. Fazer discípulos passa de discípulos para discípulos, mas apenas um é o Mestre. Somos chamados a compartilhar o dom recebido sem possuí-lo". No final, uma arrecadação foi arrecadada e doada a um projeto para crianças em dificuldade em Burkina Faso através do irmão Enzo Biemmi. A entrevista em streaming foi realizada na quarta-feira por sabina baralde Turim, com o teólogo valdense Paulo ricoligado de Roma, e o teólogo católico da Coordenação Teológica Italiana (Cti) Christine Simonelli, presente em Camaldoli na Sala del Landino. As perguntas iam além do título do encontro "Pai nosso que estais no céu": como dizer Deus hoje": qual é a relação entre a crescente necessidade de serenidade e paz e a busca de Deus, como resolver a dicotomia entre a dramática acontecimentos do mundo e o desejo de felicidade, o que significa fazer teologia nas periferias existenciais, qual a maior contribuição que as teologias femininas podem trazer à busca de Deus. Para Paolo Ricca “buscar a Deus significa buscar a paz e a serenidade. Não devemos acreditar que a busca da paz seja evasiva, uma operação egoísta, mas vital. Claro que a busca de Deus não é só isso, mas também é isso. Não precisamos ter medo de buscar a Deus buscando essas coisas.” O pastor disse considerar o desejo de felicidade compatível na perspectiva reconciliada do mundo destinado à transfiguração. Nos tempos modernos, a felicidade foi incluída como um direito na Declaração de Independência dos Estados Unidos de 1776. Na Bíblia, a felicidade é uma dádiva, não um direito. O Sermão da Montanha que diz "bem-aventurados", isto é, felizes, está ligado ao Reino de Deus. A busca da felicidade em meio aos dramas cotidianos é legítima porque em tudo isso o Reino se aproximou. Para Cristina Simonelli, ex-presidente do CTI, viver, como viveu por vinte e cinco anos, em um acampamento cigano “foi uma expansão de fronteiras. Reconhecer a todos como filhos, filhas, pais e mães. Não vivi como alternativa, não consigo distinguir minha vida, a graça que recebi por ter meus pés ali e a teologia da mulher. Um dos motivos de eu ter ido foi: “Quero testar se o 'Pai Nosso' vale”. Não me fiz a pergunta do pai e da mãe, mas do 'nosso'. Eu vivi como uma promessa cumprida. Esse aspecto da oração do 'Pai Nosso' foi importante, uma palavra profética”. A contribuição das teologias femininas em busca de Deus Simonelli a define com três elementos emprestados de um livro de sua colega Elisabeth Green: adulteração, profundidade, respeito. “A adulteração não é apenas perturbadora, mas também liberta as pessoas e as Escrituras. Respeito profundo pela Tradição sem deixar nada firme, capotando. Por respeito e obediência a adulteração, ou seja, abrir tudo e tentar liberar tudo. Liberte-se, passe pelos tratados teológicos e pela Escritura”. Da oração do "Pai Nosso" o teólogo sublinhou que na versão de Mateus ela é introduzida pelo convite a não fazer como os pagãos, a não desperdiçar palavras. Uma poluição de palavras ocorreu na nomeação do pai que tem sido usada ao longo dos séculos para justificar o poder e o patriarcado. “Todo o poder no céu e na terra foi dado a Jesus, não a nós.” A palavra pai pode ser mantida, mas acompanhada de mãe. “É importante despatriarcar. A proclamação do evangelho eAbba falado por Jesus diz como entender pai e mãe. Pai não é o nome de Deus, mas é figura de relação, origem da vida e guarda, paterna e materna. Não queremos substituir a mãe pelo pai. Mantemos ambos, mantemos a complexidade das diferenças entre homens e mulheres e também entre confissões. Poderemos afirmar a riqueza da comunhão como diferenças reconciliadas e reconvertidas pelo verme originário da hierarquia”. À tarde, os participantes da sessão subiram até a Sagrada Ermida para uma visita guiada pelo prior. A noite foi dedicada à memória do fundador do Sae, Maria Vingianicom depoimentos da neta Francesca Vingiani e de colaboradores e colaboradoras. ...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.